3 de dez. de 2011

Erros toscos de Marketing # 3: lata de Coca-Cola branca

(Coca-Cola em lata branca?!?)

De tempos em tempos presenciamos alguns casos de Marketing bem sucedidos, e outros tão toscos que parecem armados. 

Algumas marcas estão tão presentes no consciente e subconsciente dos consumidores, que basta uma letra (M do McDonald's), um logo ("cachimbo" da Nike, ou a maçã da Apple) ou até mesmo uma cor (Vermelho Coca-Cola) para estimularem a venda de um produto.

Como diriam meus ex-colegas da Kibon, "os Fraldinhas do Marketing" (jovens das geração Y, bem intencionados, mas algumas vezes mal-orientados) aprontam algumas com suas ideias, que podem macular uma marca, impactar negativamente nas vendas ou até derrubar ações de suas firmas empregadoras.

Destaco neste texto o lançamento de uma lata branca para a Coca-Cola original nos EUA, mercado com os consumidores mais puristas e tradicionais no mundo. Entendo que a ideia foi destacar o movimento de proteção aos ursos polares, mas já dizia o livro de Marketing I: NUNCA mexa num ícone desta forma. 

Seria algo equivalente a pintar os carros de F-1 da Ferrari de verde, em prol de um movimento contra o desmatamento. Ou pintar o M do McDonald's de azul, em campanha de preservação dos mares. Só de imaginar dá uma dor de barriga...

No caso da Coca-Cola, se os Fraldinhas estudassem um pouquinho da história da Coca-Cola, conheceriam um fiasco dentro de casa quando em 1985 os Fraldinhas daquela época, com a inexplicável benção do Chairman da empresa, lançaram a "NEW Coke" (leia mais aqui: http://www.msnbc.msn.com/id/7209828/ns/us_news/t/it-seemed-good-idea-time/#.TtnoV2C9zrM). Como diriam os americanos: WHATTAFUCK?!?!?? Don't mess with my good'n'old Coke!

Sabemos que a Hellmann's de hoje não é a mesma de 20 anos atrás, ou que o Chicabon da infância era mais gostoso, ou ainda que a Bohemia quando fabricada em pequena escala era mais gostosa. As empresas adequam fórmulas de produtos com o passar dos anos, como forma de sustentabilidade de vendas e financeira (otimização de matéria-prima, produção, ganhos de escala, etc.). 

Inovar é preciso, vide caso bem sucedido da Coca Zero. Mas em time que ganha há mais de 100 anos, deixe a lata vermelha em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário