18 de out. de 2011

Sustentabilidade ou sobrevivência?

(Pergunta aos eco-malas: isto é SUSTENTABILIDADE?)

A Coca-Cola tem veiculado em diversas mídias uma propaganda sobre sustentabilidade, e o impressionante recorde do Brasil em reciclagem de latas de alumínio: 98,2%. Realmente um recorde impressionante, mas que possibilita leituras opostas:

Discurso da Coca-Cola nas propagandas: que bom reciclar, economizar energia e insumos, poluir menos, gerar menos calor para o efeito estufa e de quebra, "ajudar" cooperativas de catadores de lixo reciclável com renda

Leitura sem rodeios: o recorde de reciclagem não vem do compromisso do brasileiro com o meio-ambiente e o reuso de materiais, mas sim de uma necessidade de sobrevivência dos catadores de lixo, que gera (muito) dinheiro para cooperativas e empresas privadas. Em 2009 esse mercado movimentou R$ 1,3 bilhão e se fosse uma empresa só, faturaria mais que a fabricante de chocolates Garoto (que FABRICA bens de consumo).

Estudos (aqueles mesmos de Oxford, MIT, UnicSul, enfim...) indicam que a Coca-Cola consome 30% de todas as latas do mundo. Ou seja, 3 em cada 10 latinhas boiando no Rio Tietê devem ser de algum produto Coca-Cola. Nada contra esta viciante bebida-preta, pelo contrário, gosto muito. Mas bem que poderiam ser menos hipócritas nesta moda "sustentável", não?

Um comentário:

  1. Adorei Kurits...votei no bá-dum-txii mas não sei o que e...me escreve pra contar um dia desses!! Saudades Marina

    ResponderExcluir