(Quadro de medalhas dos jogos Parapanamericanos, com o Brasil no topo)
Há algumas semanas escrevi sobre o subdesenvolvimento do esporte brasileiro nos jogos Panamericanos (http://japancada.blogspot.com/2011/10/subdesenvolvido-ate-nos-esportes-jogos.html), e hoje escrevo sobre um mérito bastante importante, mas bem menos ovacionado: o Brasil foi campeão nos jogos Parapanamericanos.
Pesquisei a respeito para saber o porquê dessa hegemonia brasileira, e a conclusão foi: enquanto em países desenvolvidos como EUA, Canadá, Japão, Alemanha, etc. o portador de deficiência é acolhido pelo mercado de trabalho e pela Sociedade, para que desenvolva uma profissão e tenha independência sócio-financeira, no Brasil o Esporte é um dos poucos senão o único caminho para esses cidadãos.
Ou seja, enquanto em países desenvolvidos muitos atletas especiais representam seus países como segunda ocupação por estarem incluídos na sociedade, no Brasil os atletas se dedicam com poucos recursos e patrocínios para poderem sobreviver.
Tiro o chapéu para esses guerreiros, que num país subdesenvolvido também na inclusão social de portadores de deficiência, dão um baile nos atletas tradicionais. Que sirva de lição para os cartolas!

Mister, Parabéns!!! O triste que é isso mesmo... Já ia te cobrar deste post mesmo. Você escreve de forma simples, mas com um tom que toca na ferida da sociedade / ou tenta passar que devemos melhorar muito como seres humanos... Abs
ResponderExcluirGrande escritor Le, que tanto prestigia este blog.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário e elogio, fico contente em saber que mais pessoas compartilham das mesmas ideias. E em cada texto "ácido" que escrevo, me incluo na culpa de não ser (ainda) um cidadão melhor.
Fique à vontade para contribuir com seus textos quando quiser, me mande por e-mail que publico aqui.
Abraço!