5 de set. de 2011

Propagandas que não entendi #55: corno do Posto Ipiranga?

Alguns amigos me chamam "do contra", mas penso que vejo os fatos sob outros pontos-de-vista, e se ter um outro ponto-de-vista é ser do contra, que democracia é essa? Nelson Rodrigues escreveu que "toda unanimidade é burra" (concordo parcialmente, pra não gerar outra unanimidade).

Bom, voltando ao tópico: quando assisto uma propaganda na TV, automaticamente avalio se a mensagem foi bem comunicada, se o produto/serviço foi bem conectado com a propaganda, e se gerou algum impulso de consumo. Tem propagandas simples e clássicas como as "não é uma Brasteeeeemp", ou as inúmeras clássicas da Coca-Cola com um jingle e um copo já cumpriam o papel.

E tem aquelas que tentam ser engraçadas, mas deixam uma mensagem implícita não muito positiva. A dos postos Ipiranga deste link é uma dessas que não entendi a mensagem (http://www.youtube.com/watch?v=p7AZzb1IZl0). 

O cidadão chega em casa em plena tarde, um monte de amantes da sua mulher de cuecas se escondem, e a "esposa-descabelada-assustada-semi-nua" na cama fica surpresa com a chegada do "marido-malandrão", que foi a um posto Ipiranga e fez tudo por lá.

Sem sacanagem, não entendi a mensagem positiva. Para mim, as mensagens transmitidas foram:

- Cliente do posto Ipiranga é corno-manso;
- Vá ao posto Ipiranga e faça tudo, menos pegar tua mulher no flagra;
- Quer se livrar do seu marido para uma escapada? Não o mande para um Posto Ipiranga

Acho que os publicitários forçaram a barra nesta propaganda... 

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