17 de set. de 2011

Quais as maiores invenções da humanidade?

Alguns meses atrás numa mesa de bar debati com amigos quais seriam as maiores e mais importantes invenções da humanidade (sim, os papos sobre futebol, economia, baladas e viagens esgotaram). Primeira resposta: cerveja (com ironia, claro!). Mas todos começaram a divagar sobre objetos, construções, ferramentas, habilidades... E com muitos bons e outros não tão bons argumentos, resolvemos encerrar a noite coroando a cerveja como a melhor invenção.

E num dos meus ócios criativos, resolvi refletir sobre o que faria uma ou outra coisa ser uma invenção melhor ou maior. Para alguns, o facebook foi uma das maiores invenções. Para outros, o forno de microondas. Tem gente que elege o Fusca. Outros acham que é a Coca-Cola. Mas uma boa invenção não deveria seguir o conceito de "breakthrough", ou quebra de paradigma, ou impactar toda a humanidade de forma que a mesma jamais será (ou seria) a mesma sem esta invenção?

Pesquisei algumas fontes com bom embasamento, e encontrei este ranking da revista Business Week (http://www.businessweek.com/innovate/content/feb2007/id20070216_377845.htm). Este é um debate aberto, sem respostas certas ou erradas, mas vejam as escolhas deste ranking como são mais amplas que escolher um eletrodoméstico, ou pensar somente no benefício para parte da população:

1- Armas
2- Matemática e o número zero
3- Dinheiro
4- Imprensa (ou impressão)
5- Economia de Mercado e Mercado de Capitais
6- Animais domésticos e agricultura
7- Direito a propriedade
8- Responsabilidade limitada (empresas)
9- Democracia participativa
10- Cirurgias e anestesias

A lista cita 15 invenções, mas por estas 10 já podemos discutir por algumas horas em uma mesa de bar, não? Nada de futilidades, ou pequenos objetos de uso pessoal na lista. E se você nunca parou para pensar nisso, que tal refletir o que outras gerações nos deixaram de legado, para podermos estar hoje aqui? Think big!

Nenhum comentário:

Postar um comentário